UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 06 de Julho de 2024


Processo No. 23076.041264/2020-81

Assunto: CELEBRAÇÃO DE CONTRATO ACADÊMICO ENTRE A UFPE E A FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UFPE - PROJETO "ADOTE UM VIRA-LATA" - RECURSO DERIVADO DA EMENDA PARLAMENTAR Nº 33870003



DESPACHO FAVORÁVEL


À DCCAc/PROPLAN,

Trata-se do projeto Saúde única na formação universitária: prevenção às zoonoses, manejo populacional e guarda responsável de cães e gatos, que tem o nome popular de Adote um Vira-Lata.


O projeto foi cadastrado no Edital de Movimentação Financeira, contemplado com recursos financeiros de uma emenda parlamentar. O projeto também foi selecionado com 3 (três) bolsas de extensão em outro Edital (Pibexc 2020). No que concerne à observação deste parecer, entende-se que os recursos financeiros da emenda parlamentar servirão para complementar a execução de atividades, maximizando os resultados esperados.


Sobre a análise conceitual e de mérito do projeto, não há muito a acrescentar, uma vez que o mesmo já passou por análises anteriores, porém é importante emitir um parecer construído a partir da leitura do mesmo, neste momento.


Pelo contexto, o projeto vem se consolidando ao longo dos últimos 13 (treze) anos, o que demonstra a sua real importância para a população envolvida, quais sejam: estudantes de graduação, estudantes de ensino básico e médio, como também profissionais das áreas de educação, da saúde, bem como o envolvimento com outros setores da sociedade.


No que diz respeito à Interação Dialógica, o projeto envolve escolas públicas e privadas, Universidades públicas e privadas, Organizações Não Governamentais, abrigo de animais, um Parque de Exposição e outros locais públicos. Ou seja, os estudantes de graduação participantes desse projeto, estão em contato direto com essa população, exercendo a troca de saberes de conhecimentos adquiridos e a adquirir. Neste ponto, revela-se o impacto na formação desses estudantes, pois o contato com outros sujeitos sociais, sejam também estudantes, trabalhadores, profissionais diversos e protetores de animais, colabora permanentemente para essa formação, que é fortalecida a partir desse contato, tornando-o um cidadão e uma cidadã mais engajados na construção de uma sociedade diversa e múltipla.


O impacto na transformação social é uma das principais consequências do projeto, uma vez que tem destaque nas mídias sociais, inclusive em programas de tv, alcançando um público diverso e múltiplo. Porém, o que pode-se concluir é que o impacto social é observado também no conjunto da realização do projeto como um todo, pois contempla várias áreas sociais.


A Extensão Universitária é caracterizada também pela sua indissociabilidade entre o Ensino e a Pesquisa. Nesse projeto são desenvolvidas pesquisas pelos estudantes de graduação, relacionadas à promoção da saúde, da educação e da assistência social. Os produtos oriundos dessas pesquisas são apresentações em eventos científicos, bem como a captação de dados que servirão para elaboração de trabalhos de conclusão de curso. Em consequência a tudo isso, os produtos oriundos do projeto viabilizam, também, subsídios para que os órgãos estatais possam produzir e executar políticas públicas.


A interdisciplinaridade e interprofissionalidade é observada na diversidade de estudantes de graduação de vários cursos da UFPE, como por exemplo: Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica, Design e Enfermagem. Ou seja, estão presentes neste projeto estudantes das áreas da saúde, das artes e da tecnologia.


Por fim, este parecer é favorável à execução do projeto, pois o mesmo atende todas as diretrizes da Extensão Universitária, em consonância com o Ensino e a Pesquisa, conforme preconiza os Artigos 5º, 6º e 7º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação.

Atenciosamente,






(Autenticado digitalmente em 30/07/2020 14:33)
DEMOCRITO JOSE RODRIGUES DA SILVA
DIRETORIA DE EXTENSÃO - PROEXT (11.21.17)
COORDENADOR


<< Voltar    

SIPAC | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2005-2024 - UFRN - sipac02.ufpe.br.sipac02